MODELOS NUMÉRICOS DO TERRENO
top of page

MODELOS NUMÉRICOS DO TERRENO

Você sabe quantos produtos podem ser derivados a partir de uma nuvem de pontos planialtimétricos?



Nesse fluxo de trabalho são apresentados a (1) obtenção dos dados a obtenção dos em campo; (2) a representação da nuvem de pontos, e (3) dois produtos que podem ser derivados da mesma.

São inúmeros os modelos numéricos do terreno que podem ser criados a partir de uma nuvem de pontos, mas apenas a Curvatura Vertical e as Forma do Terreno foram apresentadas.






Curvatura Vertical

A curvatura vertical ou a taxa de alteração na inclinação ao longo de uma linha de fluxo é calculada a partir de um DEM. A curvatura vertical é importante, caracterizando mudanças na velocidade do fluxo e nos processos de transporte de sedimentos.

A estimativa da curvatura vertical se baseia na observação de dois segmentos consecutivos de vertente ao longo de uma linha de fluxo. Tal condição requer a observação de três isolinhas (em carta) ou três células (em MDE) sequenciais. Em analogia à estimativa da declividade, no primeiro caso, se comparam distâncias horizontais e no último, os desníveis de dois segmentos da vertente, anterior (a) e posterior (p) em relação ao ponto analisado.


Formas do terreno

Por expressar a variação independente de duas variáveis (curvaturas horizontal e vertical), a forma do terreno não é facilmente representada em esquemas de cores ordenadas por um único atributo. A integração de duas escalas ordenadas tem, no entanto, correspondência com as relações colorimétricas entre as componentes de cada cor.


Cite mais um exemplo de produto derivado dessa nuvem de pontos.


0 visualização0 comentário
bottom of page