DINÂMICA DA AGRICULTURA ANUAL NA REGIÃO DO MATOPIBA
top of page

DINÂMICA DA AGRICULTURA ANUAL NA REGIÃO DO MATOPIBA


A região de Matopiba, localizada nos limites dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, tem sido objeto de interesse de diferentes setores do agronegócio. Ao mesmo tempo, a região é apontada pelos conservacionistas como uma das mais importantes em termos de biodiversidade no bioma Cerrado.


No atual cenário de commodities agrícolas internacionais, favorável à expansão da produção agrícola nacional, é necessário monitorar a dinâmica do uso e cobertura da terra na região de Matopiba, a fim de promover políticas públicas que busquem garantir os princípios de sustentabilidade, assume importância estratégica para aprimorar as vantagens competitivas dos produtos agrícolas nacionais, tanto no mercado doméstico quanto no internacional.


Este estudo mapeou a dinâmica das áreas agrícolas anuais na região de Matopiba nos anos de 2005, 2010 e 2014, com o objetivo de identificar as taxas de expansão territorial no período. Os resultados mostraram que entre 2005 e 2010, as áreas agrícolas anuais expandiram cerca de 33% e entre 2010 e 2014 o crescimento foi de 43% na região de Matopiba. Considerando todo o período, de 2005 a 2014, a expansão agrícola foi de cerca de 90% na região.


Link de acesso a esse trabalho:

http://marte2.sid.inpe.br/rep/sid.inpe.br/marte2/2015/06.15.15.42.21


Créditos:

Júlio C. D. M. Esquerdo, Alexandre C. Coutinho, Lídia B. Sanches, Bruno M. de O. Ribeiro, Nádia Z. Zakharov, Talita N. Terra, Victor D. Manabe.




1 visualização0 comentário
bottom of page