RISCO DE ENCHENTES E LÓGICA FUZZY NO PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO URBANA
top of page

RISCO DE ENCHENTES E LÓGICA FUZZY NO PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO URBANA

NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO LONQUEADOR (SW/PR)


Este artigo apresenta uma proposta de planejamento de expansão na bacia hidrográfica urbana de Arroio Lonqueador, sudoeste do estado do Paraná, a partir da identificação de áreas em risco de inundação. A área de estudo fica entre as cidades de Francisco Beltrão e Marmeleiro e apresenta tendência de urbanização nos próximos anos, justificando o desenvolvimento de pesquisas para planejar esse processo. As etapas metodológicas foram:

1) o desenvolvimento de camadas de informação,

2) avaliação de risco de inundação com base na lógica nebulosa e

3) a interseção de classes de risco de inundação com classes de uso da terra.

Os resultados foram a representação de áreas com risco de inundação em toda a bacia hidrográfica em três níveis: baixo, médio e alto; representação das áreas urbanas de acordo com os níveis: sem risco, baixo, médio e alto risco de inundação; representação de áreas não urbanizadas sem risco de inundação, o que permite planejar o crescimento das áreas urbanas de acordo com os locais que apresentam restrições.


Em conclusão, podemos dizer que os procedimentos metodológicos foram eficazes para identificar os diferentes níveis de risco de inundação e para identificar locais que têm restrições para a urbanização. Os resultados da pesquisa servirão como um dos parâmetros no zoneamento para o plano diretor de ambas as cidades.


Link de acesso a esse trabalho:

http://marte2.sid.inpe.br/rep/dpi.inpe.br/marte2/2013/05.28.22.50.15

Créditos: Juliano Andres, João Mendes, Sabrina Andrade, Sony C. Caneparo



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page