ANÁLISE DA DINÂMICA DA VEGETAÇÃO COM ÍNDICE EVI E CHUVA POR SATÉLITE (TRMM)
top of page

ANÁLISE DA DINÂMICA DA VEGETAÇÃO COM ÍNDICE EVI E CHUVA POR SATÉLITE (TRMM)

1. Que tipo de trabalho já realizou com os produtos MODIS?

2. Gostaria de sugerir algum tema para o próximo post?

Sabe-se que florestas densas, como a Amazônia, têm dinâmica de vegetação complexa e, ao mesmo tempo, representam um papel fundamental na captura de carbono e mudanças climáticas.


Uma das maneiras de entender essa dinâmica são os índices de vegetação, como o EVI, que foi aprimorado para maximizar a resposta da vegetação fotossinteticamente ativa. Alguns estudos realizados na Amazônia apresentaram resultados bastante divergentes em relação aos dodos EVI do MODIS e sua correlação com os dados de precipitação em extremos secos ocorridos em 2005 e 2010.


Diante disso, buscou-se relacionar diferentes fontes de dados de sensoriamento remoto, tais como dados mensais de EVI e TRMM do MODIS, avaliando sua correlação. Após a extração total e o pré-processamento, boxplot foram geradas para as duas fontes de dados através da média de todos os pixels da bacia para o período proposto, bem como sua distribuição espacial. Para o período analisado, os resultados não mostram relação entre os dados EVI e TRMM e os dados de trabalho.


O intervalo utilizado, no entanto, apresentou correlação espacial entre os dados. Isso indica a necessidade de mais estudos sobre a dinâmica espacial e a resposta da floresta temporal em relação à chuva e suas formas de representação, escala da bacia.






0 visualização0 comentário
bottom of page