MAPEAMENTO DO ARROZ IRRIGADO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – SAFRA 2013/2014
top of page

MAPEAMENTO DO ARROZ IRRIGADO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – SAFRA 2013/2014


Entre vários produtos de importância no cenário agrícola nacional, a safra de arroz representa uma participação importante da produção total brasileira de grãos. A maior parte dessa produção é encontrada nos estados do sul do país, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, representando cerca de 77% da produção nacional.


Atualmente, várias áreas produtoras nesse estado mostraram estabilidade desta cultura em relação à área plantada, mas há um aumento significativo de produtividade após a adoção de novas tecnologias como rotação de culturas com soja. O objetivo deste trabalho foi calcular a área cultivadas com arroz inundado para o ano-safra 2013/14 no estado do Rio Grande do Sul, utilizando imagens do satélite Landsat 8.


As imagens foram adquiridas ao longo da safra para definir o período mais favorável para sua aquisição. A análise multitemporal das imagens permitiu estimar a área de arroz inundada em 1.183.602 ha, superestimando em 5% os dados oficiais da Conab. Quando analisadas as datas individualmente, a imagem de dezembro mostrou um excelente resultado.


Na análise multitemporal, as classificações utilizando os meses de novembro + dezembro + janeiro obtiveram resultados satisfatórios e com a vantagem de suprir uma área plantada prevista com arroz inundado.


Link de acesso a esse trabalho:

http://marte2.sid.inpe.br/rep/sid.inpe.br/marte2/2015/06.15.14.43.57


Créditos:

Patrícia M. Campos, Fernando A. S. Lima, André L. F. de Souza, Daniel Oliveira, Francielle do M.

Lima, Lucas B. Fernandes, Luciano Hanemann, Társis R. de O. Piffer.




1 visualização0 comentário
bottom of page