LUCROS MAIORES COM A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA
top of page

LUCROS MAIORES COM A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA

De que forma a modernização vem auxiliando seu trabalho?


A produção agrícola moderna depende do monitoramento rigoroso das condições das culturas. Os índices de vegetação têm sido utilizados na caracterização de áreas agrícolas, na determinação e estimativa do índice de área foliar, biomassa e radiação fotossintética ativa. Este estudo teve como objetivo analisar e interpretar a evolução temporal dos Índices de Vegetação (VIs), referente às imagens capturadas pelo Landsat-8, em uma área com cana-de-açúcar durante a safra 2013/2014.


A análise foi relacionada ao período de crescimento vegetativo máximo da safra nos meses de verão de novembro e janeiro, o que é fundamental para determinar a produtividade final da cana-de-açúcar. As análises temporais usando índices de vegetação (VIs) foram calculadas como indicadores do estado do nitrogênio, clorofila e vigor da vegetação. Os VIs foram utilizados: NDVI "Verde" (teor de clorofila), RATIO (acúmulo de folhas de N), Cigreen (teor total de clorofila) e Índice de Vegetação Aprimorado (EVI) (densidade de biomassa).


Os resultados mostraram altos valores em alvos com alta densidade da cultura para ambas as estações. Observou-se um aumento no campo de índices e biomassa, principalmente na área central do campo. O campo de cana estudado, apesar de apresentar a mesma tendência temporal nos IVs, introduz diferenças na resposta espectral e, portanto, pode ser estratificado. O estudo mostrou que existe potencial no uso de índices de vegetação para caracterizar o efeito da safra de cana-de-açúcar, oferecendo subsídios para a previsão da safra.


Link de acesso a esse trabalho:

http://marte2.sid.inpe.br/rep/sid.inpe.br/marte2/2015/06.15.15.45.30


Créditos:

Anderson A. da C. Sartori, Victor C. Leda, Vanessa D. Polonio, Célia R. L. Zimback.


5 visualizações0 comentário
bottom of page